domingo, 26 de abril de 2009

Música - 003

Gira o mundo...

Há algumas semanas comprei uma placa 3G. Por incrível que pareça, antes disso não tinha acesso à internet para fins pessoais. Trabalho com internet há anos e sempre a encarei com certa restrição, talvez pelo fato dela me lembrar muito o ambiente do escritório. Evitava-a completamente em outros ambientes. Com a placa e a responsabilidade de pesquisar bons sons e publicar aqui, essa história mudou um pouco. Aliás, mudou tudo.

Passo dias baixando e ouvindo músicas e fico um pouco abismado com o mundo de possibilidades que essa ferramenta traz. E não falo apenas de capacidade logística (downloads) infinitamente maior que teríamos a alguns anos, mas também na capacidade de conhecimento. Talvez minha constatação seja tardia e possa até estar chovendo no molhado, mas não poderia deixar de fazê-la antes de justificar a escolha da pauta dos próximos posts.

Sou um grande curioso, como todo bom geminiano, e me sinto obrigado a olhar tudo que eu imagine que exista. O que está obviamente exposto eu olho também, mas adoro descobrir o que está do outro lado, embaixo, em cima, um pouco mais pro canto, enfim, tudo.

Enquanto estava ouvindo algumas bandas para planejar as próximas colunas, apareceu no meu winamp uma banda japonesa de jazz/rock bastante interessante. Olhei para o restante da lista e só vi nomes brasileiros e americanos. Alguns ingleses, no máximo. De repente me passou pela cabeça que talvez pudesse existir música em outros lugares do mundo. Hehehehe... Googlei, e não é que existia mesmo! Rock no Japão, R&B afro-francês e outras coisas beeeeeeeeem diferentes.

Estou escutando muita coisa e com bastante calma, até para dar uma filtrada e, a partir desse post, gostaria de dividir com vocês algumas gratas surpresas.

----------

Tokyo Jihen

Álbum: Otona

“Tokyo Jihen”, ou “Tokyo Incidents”, com certeza não é a banda de maior sucesso do Japão, apesar de dispor de uma base de fãs consideravelmente grande. A banda é o resultado da fusão entre uma cantora famosa e sua banda de apoio. Fato bem esquisito não fosse Shiina Ringo a responsável pela iniciativa. A cantora, conhecida pela sua excentricidade, resolveu, ao final da turnê de sua carreira solo de 2003, ser apenas mais uma na banda, dando assim, vazão para a capacidade criativa da turma que antes simplesmente a acompanhava.

Após uma primeira fase conturbada, com direito a troca de parte dos membros, o Tokyo Jihen consegue construir uma identidade sonora e se firmar como destaque na cena do rock japonês. O amadurecimento dessa segunda fase resulta no álbum “Otona”, ou “Adult”, que consegue mesclar, com equilíbrio, todas as influências sofridas por eles e, ainda assim, ser comercial.

Após acostumar o ouvido com a língua japonesa sendo cantada, você mergulha numa experiência bastante única. Imagine pegar do Jazz o virtuosismo instrumental, a criatividade e as harmonias ricas (como estamos acostumados a ouvir na nossa MPB). Do Rock, a energia e a irreverência. Acrescente a tudo isso uma pitada de batidas eletrônicas e você terá os sons que a galera do Tokyo Jihen propõe nesse álbum.

Existe um equilíbrio claro entre as músicas que poderíamos chamar de “dançantes” e as que classificaríamos como “baladas”. Mas não espere ouvir um violão chamando um refrão grudento, ou algo do tipo, quando usamos esse termo. Até mesmo as músicas “mais lentas” são bem trabalhadas e trazem alguma referência ao Jazz ou até mesmo a música clássica.

Para saber mais:

Grande parte do material sobre eles está em japonês, mas tem uma breve descrição sobre eles no wikipedia (inglês):

http://en.wikipedia.org/wiki/Tokyo_Incidents

Para ouvir e ver:

01 - Himitsu (http://www.youtube.com/watch?v=N7O-IDGXRgE)
02 - Kenka Joutou (http://www.youtube.com/watch?v=ru-ciyUAZFI)
03 - Keshou Naoshi (http://www.youtube.com/watch?v=N3ZFymcEdWA)
04 - Super Star (http://www.youtube.com/watch?v=U0j6gFAO1cQ)
05 - Shuraba - Adult Version (http://www.youtube.com/watch?v=1wVT-ZtmPQ4)
06 - YukiGuni (http://www.youtube.com/watch?v=CIjRSNNfiQU)
07 - Kabuki (http://www.youtube.com/watch?v=fvbLLfF_Us8) – Cada um faz um solo!
08 - Blackout (http://www.youtube.com/watch?v=edAS_8vTBJI)
09 - Tosogare Naki (http://www.youtube.com/watch?v=fAVALFNwB98)
10 - Toumei Ningen (http://www.youtube.com/watch?v=uBuf8nV_k_4)
11 - Tegami (http://www.youtube.com/watch?v=_17RuIe3YGI)

Para baixar:
Consulte-nos! hehe


Caso você conheça uma “boa banda desconhecida”, mande-nos o nome ou algum material. Qualquer outra sugestão, dica, crítica, nos procure!

Próximo Post:
Les Nubians


Mullinari___________
04 17 18 25 83 99 ??


Nenhum comentário:

Postar um comentário