segunda-feira, 6 de abril de 2009

Empregabilidade: Às mudanças no perfil do profissional

O perfil do mercado profissional esta em transição e temos que compreender como essas mudanças afetam nosso cotidiano.

O mercado atual não necessita mais de mão-de-obra, o mercado precisa de talentos, a mão-de-obra foi substituída pela máquina, logo essa grande mudança exige um novo profissional, ou seja, o profissional empreendedor.

O profissional empreendedor é aquele comprometido com a empresa, não apenas com sua função, mas também com o crescimento e o sucesso da mesma, em contra partida as empresas estão mudando seu perfil, buscando trabalhar individualmente o talento e o sonho de seus funcionários.

É muito comum encontrarmos pessoas reclamando que não são valorizadas em seu trabalho, muitos chegam a trabalhar mal, alegando trabalhar conforme sua remuneração, mas é exatamente o contrário que deve acontecer. Se acha que pode chegar mais longe trabalhe muito melhor, assim alguém verá seu esforço, mas caso isso não ocorra prepare-se para voltar ao mercado.

Não delegue à empresa sua carreira profissional, afinal a especialidade dela não é a carreira dos funcionários, busque sempre novas oportunidades.

É importante identificar seus objetivos profissionais, buscando melhorar aquilo que você é forte e gerenciar o que é fraco, ser verdadeiro e realista é um passo importante para o sucesso.

Dica: Esse texto é apenas uma compilação de idéias que tive após assistir o programa Sem Censura, onde o consultor Waldez Ludwing, com sua língua afiada, expôs de forma muito dinâmica as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho. A reportagem pode ser assistida no You Tube, até a data de hoje já atingia mais de 45.000 acessos.

http://www.youtube.com/watch?v=_ixT4MSxjmE

Sucesso à todos!

Elaine Carvalho

3 comentários:

  1. Deixamos de ser ' funcionários" e, nos tornamos" colaboradores". Boa dica Elaine! Que bom que está aqui. Beijosss

    Letícia Veloso

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elaine, eu sempre admirei a sua sobriedade para falar de assuntos profissionais e estou muito, muito feliz que você esteja dividindo com Todo Mundo essa visão que poucos têm sobre o mercado de trabalho. Parabéns e seja muito bem-vinda. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Seja muito bem vinda ao nosso blog.

    Essa semana tivemos a maravilhosa surpresa de conhecer outra linguagem textual em nosso site. Começamos com um texto que nos questiona sobre posicionamento profissional (Elaine Carvalho), entramos no meio da semana com um texto que procura ser um exercicio de Ser e Estar (Leopoldo Pellico) e já no fim da semana tivemos a grata surpresa do texto sobre Educação (Ênio Romero), que fechou com uma otima composição da charge sobre nosso caro Lulinha (Fabiano Godoi). Que bom que temos um blog rico de pensante e pensamentos.

    Beijos.

    ResponderExcluir