domingo, 5 de abril de 2009

Música - 002

Contato!

Durante esse tempo que estive “ausente” tive a oportunidade de realizar uma boa pesquisa sonora. Fiz um trato, comigo mesmo, que ouviria o maior número de artistas possível para trazer novidades para esse blog, começando com o bom e velho rock. Cumpri o trato.

Nunca ouvi tanta merda na minha vida!

E merda muito bem enlatada: gravações excelentes, produções de primeira, com direito até a fusões de eletrônica com rock. Garotos quase todos iguais: rebeldes que cumprem moda! Personagens de comercial do Toddy: radicaaaaaaaaaaal!

Ouvi dizer uma vez que “rock é música de doido pra doido. É atitude. É o som que entra na toca do rato”. Fez sentido.

Quer ver mentira?! Vai no mypace e procura por bandas do gênero “ROCK”.

hehehehehe

 ----------

Como prometido vamos falar um pouco sobre o Macaco Bong.

É extremamente difícil encontrar uma música boa e não sair por ai divulgando até você perceber que todo mundo já conhece. Principalmente quando se trata de um grupo que está fora do mainstream. Essa é a minha experiência com o Macaco Bong, uma banda surgida em 2004, em Cuiabá-MT, e que em 2006 já era destaque dos principais festivais do circuito Fora do Eixo fazendo um rock experimental e INSTRUMENTAL.

Isso mesmo. Três rapazes de pouco mais de 20 anos fazendo música instrumental, no Brasil, fora do eixo Rio-SP, conseguem em pouco mais de dois anos de trabalho chamar a atenção de quase toda a mídia especializada em música e, em 2007, virar destaque de uma revista como a Rolling Stone Brasil.

Como se não fosse o bastante, os caras conseguiram se inserir em um grupo muuuuuuuito pequeno e seleto: o “Álbum Virtual” da Trama. Discos disponibilizados na net de graça, mas que geram algum tipo de renda para os artistas através de patrocínio. O formato, ainda embrionário, pode vir a se estabelecer como solução de um mercado “pós-gravadoras”, uma iniciativa muito bacana que iremos retomar em algum post pra frente. De qualquer modo, lá estão eles, ao lado de Tom Zé (pioneiro da iniciativa), Ed Motta (estrela do cast da Trama) e CSS (talvez a banda “indie” mais bem sucedida dos últimos anos).

Toda essa ladainha porque descrever o som que eles fazem é extremamente difícil. A primeira imagem que se forma ao ouvir o álbum “Artista Igual Pedreiro” é de 3 caras colocando em som tudo aquilo que vem as suas cabeças. Nada extraordinário ou genial a princípio, afinal, quem toca algum instrumento sabe que a coisa mais gostosa do mundo é entrar num estúdio e deixar o “som rolar”. O impressionante é a coerência e coragem com que eles fazem isso. Conforme o álbum rola, você vai percebendo que se trata de algo muito maior do que uma simples jam e acaba mergulhando em um som sem caminho certo. É um filme que você não faz a mínima idéia de como vai acabar.

 

Para saber mais:

http://www.rollingstone.com.br/edicoes/8/textos/70/

http://www.conexaovivo.com.br/noticias/macaco-bong

Para baixar:

http://albumvirtual.trama.uol.com.br/

 * Caso você conheça uma “boa banda desconhecida”, mande-nos o nome ou algum material. Qualquer outra sugestão, dica, crítica, nos procure!


Ainda em tempo:
Som de outro mundo...
... na verdade do outro lado dele: Tokyo Jihen.

  

Mullinari___________
04 17 18 25 83 99 !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário