segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Produtos orgânicos ainda são pouco consumidos

Por Letícia Veloso

Segundo dados divulgados no site oficial da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), cerca de 60% da população brasileira pouco sabe a respeito dos produtos orgânicos. Para reverter esse quadro, muitos supermercados do país estão adotando a comercialização dos alimentos orgânicos. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) informou que cerca de 71% dos consumidores- com conhecimento sobre o assunto, têm interesse no consumo destes alimentos.

Conceitualmente, os produtos orgânicos são cultivados de maneira ecologicamente correta, não há uso de agrotóxicos sintéticos e sementes transgênicas (geneticamente modificadas). Um dos objetivos da produção de orgânicos, de acordo com o Instituto de Biodinâmica (IBD), é produzir sem agredir o ecossistema e, em equilíbrio com o meio ambiente. Nos dias de hoje, é possível encontrar verduras, legumes, carnes e vinhos orgânicos.” A carne de frango é mais saborosa e sadia que a convencional, percebo no paladar”, diz a promotora de eventos Luisa Santiago.

Os alimentos tradicionais podem conter fertilizantes químicos utilizados nos cultivo, fator responsável por ocorrer alterações no aspecto físico e até no sabor. Os orgânicos dispensam o uso de produtos tóxicos na plantação e criação de animais. Inclusive, há propriedades orgânicas com pasto especial para o gado. A carne bovina orgânica pode custar 30% mais cara, se comparada ao produto convencional, segundo informações do IBD.

Sob o aspecto mercadológico, o mercado direcionado aos produtos orgânicos está em expansão. Políticas públicas de incentivo à prática do cultivo destes alimentos podem fazer do país o maior exportador do planeta. O Brasil possui a segunda maior área orgânica do mundo, em primeiro lugar está a Austrália.

Lei dos produtos orgânicos

No ano de 2003, foi aprovada a Lei Federal 10.831, com a finalidade de fiscalizar a agricultura orgânica. O engenheiro agrícola Marcelo Silvestre Laurino, fiscal da Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo, destaca a eficácia da medida em relação à fiscalização e controle de produção. Em entrevista ao portal da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Laurino afirma que antes da lei entrar em vigor, muitos produtos apreendidos pelo setor fiscal eram rotulados como orgânicos. Atualmente há mais mecanismos disponíveis contra as falsificações, os produtos passam por rigorosa fiscalização.

Fertilizantes orgânicos

No final de 2008, a Embrapa Solos (RJ) anunciou o desenvolvimento de fertilizantes orgânicos, através de parceria firmada com o Grupo Roda D´Água. Serão obtidos produtos agrícolas a partir do aproveitamento de resíduos industriais. Um dos objetivos é disputar o mercado com os adubos químicos, produtos mais utilizados pelo setor agrícola.José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa, afirma no site oficial da entidade que as implementações neste setor são importantes para desenvolvimento da tecnologia nacional à base de matéria-prima em grande quantidade. Sem mencionar, a redução de insumos importados. Outra vantagem destacadas a isenção de contaminação química e o baixo custo de produção.

7 comentários:

  1. Eu adoraria comer mais produtos orgânicos. Mas será que eles duram menos tempo na geladeira???

    É engraçado como as coisas mudam. Dizem que, quando os produtos industrializados chegaram, os alimentos orgânicos, assim como os produtos manufaturados, perderam um pouco do seu valor. Agora, a roda inverte... Será isso verdade?

    Só mais uma dúvida: será que o cocô fica mais mal cheiroso comendo alimentos orgânicos? Ai... salve a indústria do bom ar!!! rs!

    ResponderExcluir
  2. Barb, isso foi nojento....
    Haja bom ar agora!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Letícias, informações claras e objetivas...foi uma delicia ler!

    Bons ventos, galera!

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe!

    Que bom que gostou!

    Eu experimentei um bolo orgânico, é bem sem graça.
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  5. ..certa vez eu fui num sítio ecológicamente correto.., muito legal tudo ..era natural..inclusive, o benheiro que era seco...vc fazia as coisa..num balde, com pó de serragem...só isso...depois o cara pegava aquilo lá..e usava de estrume, para a horta dele...e alias..a comida lá era muiito boa...tudo orgânico..natureba...

    ResponderExcluir
  6. errata: naum era extrume...e sim usava como ADUBO...kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. É meio nojento pensar que está comendo o que você mesmo adubou....hehehehe. Mas enfim...viva a naturalidade e salve o planeta.

    ResponderExcluir