quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Samba de Jandira / A Reza


Pesca um canto no ribeirão.
Pescador um sonho vive.

Pescador, pescador, que sobre
O céu vive um sonho.
Que em seu sonho vive um encanto
E em seu encanto vive Jandira

(Jandira, passa com o cesto na mão)

Ah Jandira. Mulata dos meus encantos
A minha pesca não é sorte,
enquanto não passas por mim.

Os meus braços ficam mais fortes.
E minha rede não é outra coisas
Se não o meu coração, que invade
teu mar.

Cada peixe, um peixe.
Cada flor, uma flor.

(Toque de lamentação. O pescador
fica triste por saber que Jandira
já tem um amor).

Mas os peixe que recolho
Não são para Jandira.
Assim como os peixes
Cozidos por Jandira
Não são para mim.

(o pescador cita A Reza)

A Reza

Se eu rezar Ave Maria
Toda tarde, todo dia
Hei de logo ir para o céu

Mas rezo sempre e
Todo dia, pra ganhar
Meu próprio céu

Nem altura, nem azul
Mas foi Deus que modelou
Peço a ele na minha reza
Cuide bem do meu amor

Se eu não rezo um santo dia
Santa dor, queima meu coração
A prece é minha alegria
De amar sem ter razão

Meu joelho dói um pouco
Para mim esta tudo bem
Se a prece do dia-a-dia
Todo dia traz meu bem

Pra este céu que tanto rezo
Não penso em logo ir.
Quero antes nesta terra de
Meu céu usufruir

Tanto rezo que nem quero
Nesta vida outro bem
Só te peço que me valha
O amor que me convém

Ah se a mãe do céu me ouve
Serei grato em canções
E com flautas e violas
Darei tom a esse som

Diminuo a minha prece
Para outro rezar também
E se o céu assim conhece
Lhe dará um amor também

Peço aos anjos que mensure
Toda minha dedicação
E que guarde com carinho
Quem carrego em meu coração.

(Breve recita do pescador)

Que céu é esse que vejo de longe?
Que por ventura anima meu canto.
Minha sereia.
Negra como a noite.
Que desliza sobre a areia da praia.
E acompanha a maré com seu gingado.

Sobre teu mar sereia.
Vem sereiar.
Sobre o chão que pisaA Rainha do Mar.


(por Luciano Carvalho, produzido após o Sarau: A Casa - Contos Noturnos em Janeiro de 2007. Ofereço de modo especial aos artista que conheci na ocasião: Jeff Fêlix, Elisangela Parra e Luciana Rodrigues, que nos alimentaram de forma tão singela da arte explêndida do teatro).

7 comentários:

  1. Sensacional!!!
    Como sempre bailando como ninguem pelas palavras, criando uma harmonia única do principio ao fim!!!
    Nem tenho o que comentar!!
    Parabéns, grande contador de histórias!

    ResponderExcluir
  2. Bela poesia, palavras que tocam a alma e que contagiam... PARABéNS Luciano pelo dom que DEUS te deu...de ser a pessoa linda e especial que és e por escrever poesias tão belas!!
    Beijossssssssssss!

    ResponderExcluir
  3. E tenho certeza de que esta prece está alcançando os céus, pois sei que um amor verdadeiro anda por aí...
    beijo ENORME, garoto!!!

    ResponderExcluir
  4. Que inspiração, Lu!É pura essência!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. opa...caramba \luciano neves...que lindo...poesia....poesia poesia poesia....amém

    ResponderExcluir
  6. oscilando meus sentimentos cada dia para mais!...Bons ventos amigo! Parabéns!

    ResponderExcluir