segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mães maduras


Estudos comprovam crescimento de mulheres que optaram pela maternidade aos 40 anos

Em 2005 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou pesquisa para localizar o perfil social e econômico de jovens mães de primeira viagem(entre 10 e 19 anos).Uma das constatações foi o aumento de mulheres entre 40 e 49 anos que tiveram o primeiro filho.

Nos grandes centros do país é possível verificar esta tendência, parte dessas mulheres ocupam importantes cargos nas empresas, atuam nas áreas executivas e de liderança. Quase 60% possuem oito anos ou mais de estudos e fazem parte das classes A/B/C. Cerca de 25,7 % possuem rendimento mensal familiar que ultrapassa 10 salários mínimos e,58,8% são financeiramente independentes.

No caso das jovens mães, as diferenças se acentuam em relação às mães de 40. Verifica-se que a maioria das mães adolescentes têm baixa escolaridade e não são economicamente ativas. Boa parte das jovens possui renda familiar inferior, se comparada ao primeiro grupo.

Um comentário:

  1. Que diversidade. Logo então teremos gerações de filhos de mães jovens e filhos de mães mais velhas. Será que políticas para a terceira idade, enfim, ganharão mais espaço?

    ResponderExcluir