segunda-feira, 16 de março de 2009

Trabalhadoras são maioria no comércio de SP





Segundo pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, as mulheres predominam nos empregos do setor de comércio




Por Letícia Veloso




Cerca de 55,1 % das vagas de emprego no comércio da Grande São Paulo estão com as mulheres, de acordo com pesquisa da Fundação Seade divulgada na semana passada. Os dados obtidos referem-se aos anos de 2003 e 2004.

Em geral, parte dessas trabalhadoras é responsável pelo sustento familiar. Em 1970, os homens eram maioria absoluta como chefes de família, cerca de 73% ocupavam cargos na área de serviços, contra 27,5% das vagas ocupadas por mulheres.

Segundo os dados apurados, as disparidades de salários entre homens e mulheres ainda são consideráveis. Outra informação destacada é a diferença de ganhos entre mulheres solteiras e casadas. Neste caso, as solteiras tendem a ganhar três vezes mais.



Complexas mulheres





Complicado citar nomes de almas femininas que despontaram, souberam propagar ideias, arte e se tornaram ícones por gerações. Pessoal, elaborei uma lista, acréscimos são aceitos, ok?

Anita Garibaldi
Anita Malfatti
Cacilda Becker
Carmem Miranda
Catarina, A Grande
Cecília Meireles
Chiquinha Gonzaga
Clarice Lispector
Elis Regina
Evita Perón
Indira Gandhi
Isabel Allende
Jane Austen
Joana D’Arc
Leila Diniz
Madre Teresa de Calcutá
Nilse da Silveira
Pagú
Raquel de Queiroz
Rita Lee
Simone de Beauvoir
Tarsila do Amaral

2 comentários: